quarta-feira, 31 de outubro de 2012

resenha

"A revolução dos bichos"

Aconteceu algo inacreditável na Granja do Sr. Jones, os animais da Granja do Solar, estão cheios de tanta exploração da parte de seu dono, um bêbado que só sabia gastar suas economias com cachaça e coisas materiais.
O líder dos animais era o Velho major, um porco com doze anos já corpulento. Em uma noite de sono teve um sonho que rapidamente reuniu os animais da granja para conversarem Velho major disse que suas vidas eram miseráveis e que não mereciam tudo o que passavam, falta de comida e maus tratos de seu dono. Em seguida contou que sonhou com uma vida melhor, sem o homem para torturá-los ou maltratar eles, vivendo livres. Três dias depois Velho major morre e os animais decidem começar a “Revolução” na Granja do Solar que logo depois começou a ser chamada de Granja dos Bichos, fizeram os 7 mandamentos : “Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
                               O que ande sobre quatro pernas, ou tenha asas, é amigo.
                               Nenhum animal usará roupa.
                               Nenhum animal dormirá em cama.
                               Nenhum animal beberá álcool.
                               Nenhum animal matará outro animal.
                               Todos os animais são iguais.”
Após a expulsão de Jones os animais se reuniram para saber como iria ser daqui pra frente. Bola-de-neve um porco muito sábio com grandes ideias para a Granja dos Bichos, queria fazer grandes planos já Napoleão um porco mais vivido e cheio de ganância não gostava muito das ideias de bola-de-neve, Garganta seu seguidor um porquinho que sabia convencer muito bem os animais. Todo o dia em diante os animais se reunião para debater e distribuir trabalho da granja. Bola-de-neve tem uma ideia construir um moinho de vento, demorou muito tempo para ele montar o projeto. Napoleão não gosta muito das atitudes de Bola-de-neve com o tal moinho de vento e o expulsa da granja para ser líder. Passa-se um ano e o moinho de vento está pronto mas , uma noite houve uma tempestade e o moinho de vento é destruído,Napoleão fala para todos os animais que foi Bola-de-neve que o destruiu e sugere que ele seja condenado a morte.Os animais dão o Maximo para reconstruir o moinho,Napoleão diz que tem que fazer negocio com um homem para comprar o motor do moinho de vento,os animais não gostaram muito da ideia mas,garganta os convence que Napoleão está sempre certo.Os animais se cansam muito mas,finalmente reconstroem o moinho de evento,enquanto os animais se esforçavam com seu trabalho os porcos ficavam na casa de Sr. Jones,bebia e comia em mesas,usa as roupas de Sr. Jones e anda sobre duas pernas.Napoleão começa um massacre e mata todos os animais que dizem que são seguidores de Bola-de-neve,acaba matando muitos animais.
Com o decorrer da história se passam seis anos e os animais só tem um mandamento a seguir “Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”, os animais continuarão os mesmo cansados e trabalhadores, mas já não podiam dizer a mesma coisa dos porcos o capital, o material e o poder haviam envenenado suas mentes e assim os porcos se tornaram homens,um ser humano movido por vaidade,maldade,hipocrisia e corrupção .